sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Quem é este Profissional?
Embora, pareça ser uma pergunta simples, para nós profissionais da área da Educação. Esta não é uma pergunta formulada pela maioria das pessoas que confiam seus filhos a este professor que é nomeado pela sociedade como "As tias e tios da Creche".
Não que nos preocupemos tanto com as nomenclaturas, mas nos preocupamos com o que estes "apelidinhos" podem reverter no compromisso e seriedade com que nós Professores da Educação Infantil temos em educar e cuidar para o bom desenvolvimento e Educação Básica dos cidadãos brasileiros.
Somos professores, somos profissionais, mas brincamos, cantamos na sala de aula, não porque somos animadores ou criadores de um mundo mágico para entreter a criança enquanto os pais trabalham, mas cantamos, brincamos e criamos situações lúdicas para a criança aprender. E entendam-me,   estas são situações dentre várias outras que a criança tem na rotina escolar, como escrever, mesmo que não saiba escrever, ler mesmo que não saiba ler, interpretar e dar opinião sobre um assunto, pesquisar... Ou seja o Profissional é um PROFESSOR e a criança é um ESTUDANTE.
Assim, gostaria de relevar aqui a situação deste profissional hoje no Brasil.


Um comentário:

  1. Olá! O MEC caracteriza todos os profissionais que atuam na Educação infantil como educadores.
    Penso que a própria escola deve prever açôes de valorização, a fim de que a comunidade passe a compreender os profissionais como educadores, e não simplesmente cuidadores.

    ResponderExcluir